Acompanhamento Vocacional

O Papa Francisco afirma

“toda a ação pastoral da Igreja está orientada, por sua natureza, para o discernimento vocacional, tendo ela como objetivo último ajudar o crente a descobrir o caminho concreto para realizar o projeto de vida ao qual Deus o chama”.

Esta é uma convicção do Serviço de Animação Vocacional da Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora [SAV-SDN]. Mais do que direcionar candidatos à Vida Consagrada ou ao ministério ordenado, a animação vocacional tem o objetivo de fazer um caminho de discernimento, sobretudo juntamente aos jovens, para ouvir o chamado de Deus e estabelecer um projeto de vida que possa responder adequadamente a esse chamado.

Toda a ação pastoral em nossas paróquias e comunidades é parte integrante desse caminho de discernimento. A catequese, os grupos de jovens, a ação missionária… Onde quer que haja um jovem ali está a dimensão vocacional.

Para aqueles jovens que buscam conhecer mais e melhor a vida sacramentina, nosso modo de vida e nossos ideais, o SAV-SDN providencia grupos vocacionais permanentes, que desejam levar os participantes a um crescimento pessoal, cristão e vocacional. Ao final do processo, aqueles que desejarem poderão ingressar no processo formativo da Congregação, nas casas próprias para esse fim.

Parte fundamental da animação vocacional é a oração pelas vocações. De fato, diz o Papa Francisco: “A oração constitui o primeiro e insubstituível serviço que podemos oferecer à causa das vocações. Considerando que a vocação é sempre um dom de Deus, a chamada vocacional e a resposta à mesma vocação só podem ressoar e fazer-se ouvir na oração”. O SAV-SDN estimula e incentiva a oração vocacional nas comunidades de fé, para que todos possam rezar pedindo ao Senhor que continue enviando operários para o trabalho no Reino de Deus.

É missão do SAV-SDN estimular também a fidelidade daqueles que já assumiram suas vocações, seja para a vida laical (os esposos, os leigos consagrados, os diversos profissionais, os catequistas e agentes de pastoral, os missionários...) seja para a vida consagrada e sacerdotal.

O SAV-SDN está organizado em regionais, para facilitar o encontro com as comunidades e as juventudes. Atualmente, conta com a seguinte estrutura:

Pe. Izaías Júnior de Andrade, SDN

Coordenador Geral da Pastoral Vocacional Sacramentina

Pe. Geraldo Magela de Lima Mayrink, SDN

Animador do Regional África

Pe. Aureliano de Moura Lima, SDN

Animador do Regional Nordeste

Pe. Gedeir Vieira Gonçalves, SDN

Animador do Regional Mato Grosso

Michel Carlos da Silva

Animador do Regional Manaus

Frt. Dione Afonso Rodrigues Pereira, SDN

Animador do Regional Oeste de Minas

Diác. Frt. Rafael Henrique de Almeida, SDN

Animador do Regional Leste de Minas

Pe. Demerval Alves Botelho, SDN

Animador Auxiliar do Leste de Minas

Envie um email e entre em contato com o

Serviço de Animação Vocacional SDN:

Conheça o Processo Formativo

Skin Color
Layout Options
Layout patterns
Boxed layout images
header topbar
header color
header position