ESTUDANTES DE TEOLOGIA EM BH RECEBEM MINISTÉRIOS

Equipe de Comunicação SDN

A Paróquia São Bernardo em Belo Horizonte-MG, confiada ao pastoreio dos missionários sacramentinos, esteve em festa neste mês de agosto para homenagear seu padroeiro. A novena iniciou-se no dia 11, sábado, e se estendeu até o dia 19. A cada dia uma das comunidades que compõe a Paróquia esteve convidada a organizar a liturgia. Foram momentos de bela espiritualidade e participação do povo, sempre com uma partilha ao final das missas para favorecer a convivência e o espírito fraterno.

A grande festa foi celebrada na segunda-feira, dia 20. A celebração eucarística foi presidida por Dom Edson Oriolo dos Santos, Bispo Auxiliar de Belo Horizonte, e concelebrada por vários presbíteros – entre os quais o pároco, Pe. José de Oliveira Miguel, SDN, e o Superior Geral, Pe. José Raimundo da Costa, SDN. A Igreja Matriz de São Bernardo estava lotada de fiéis, para louvar a Deus pela vida e intercessão de São Bernardo.

Na ocasião, Dom Edson instituiu os missionários sacramentinos estudantes de Teologia nos ministérios litúrgicos. Terminada a proclamação do Evangelho, o formador, Pe. Renato Dutra Borges, SDN, fez a chamada dos candidatos. Em seguida, Dom Edson fez sua homilia ressaltando a santidade como dom e tarefa para todos, seguindo o exemplo de São Bernardo. A partir da perícope do Evangelho proclamada na ocasião (Mt 19,16-22), o bispo marcou a atitude de dispor-se totalmente ao seguimento de Jesus, inclusive desapegando-se de tudo o que impede o caminho da santidade. Tal caminho se dá, precisamente, a partir da mesa da Palavra e da mesa da Eucaristia. Por isso a Igreja, pedagogicamente, dispõe que os candidatos ao ministério ordenado desempenhem o serviço de leitores e acólitos para viverem com maior intensidade o mistério de Cristo – disse Dom Edson.

Após a homilia, apresentou-se o Frt. Antônio Carlos Canuto de Melo, SDN, para ser instituído no ministério de Leitor. Recebida a bênção própria segundo a fórmula ritual, acolheu das mãos de Dom Edson o livro da Palavra de Deus, gesto ritual acompanhado com as palavras: “Recebe o livro da Sagrada Escritura e anuncia fielmente a Palavra de Deus, para que ela seja cada vez mais viva no coração dos homens.”

Em seguida o ministério do acolitato foi conferido ao Frt. Matheus R. Garbazza Andrade, SDN, e ao Frt. Rafael Henrique de Almeida, SDN. Ambos receberam a bênção própria e ajoelharam-se diante do bispo para que lhes entregasse os instrumentos próprios de seu ministério: a âmbula com o pão e a galheta com o vinho. Esta entrega é acompanhada com as palavras: “Recebe este vaso com o pão/vinho para a celebração da Eucaristia, e vive de tal modo que possas servir dignamente a mesa do Senhor e da Igreja.”

As ofertas para a celebração da Eucaristia foram conduzidas ao altar pelos novos acólitos, que auxiliaram também na distribuição da Sagrada Comunhão ao povo de Deus.

Antes do encerramento o Superior Geral agradeceu a Dom Edson pela disposição em presidir a celebração e conceder aos religiosos estudantes os ministérios litúrgicos que, como enfatizou, são marcas fortes no caminho para o ministério ordenado. Destacou ainda a importância da convivência dos estudantes com os paroquianos, uma vez que a Paróquia é chamada a ser uma verdadeira casa de iniciação à vida cristã e também à vida sacerdotal e religiosa.

Ao final dos ritos sagrados todos puderam desfrutar de uma agradável confraternização no pátio da Matriz, com lanche e convívio. Que São Bernardo continue abençoando aquela Paróquia a ele dedicada, e interceda também pelos sacramentinos que assumiram os ministérios de leitor e acólitos.

Fotos: Renato Ribeiro

Skin Color
Layout Options
Layout patterns
Boxed layout images
header topbar
header color
header position