MISSIONÁRIO SACRAMENTINO É HOMENAGEADO EM MARIANA

Equipe de Comunicação SDN

O missionário sacramentino Ir. João da Silva Resende, SDN, recebeu na segunda-feira, 27 de agosto, a Comenda Dom Luciano Mendes de Almeida. Esta comenda é outorgada pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM) na pessoa de seu reitor e arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

A cerimonia iniciou-se com a celebração eucarística no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, às 18h30. Em seguida a sessão solene teve lugar no Centro Cultural Arquidiocesano Dom Frei Manoel da Cruz (antigo Palácio dos Bispos). Além do Ir. João Resende foram homenageados também o arcebispo emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, o professor Luiz Fernando Cândido de Almeida, e a Sra. Edite Reis da Paciência.

A homenagem ao missionário sacramentino reconhece um longo trabalho evangelizador exercido por várias décadas. Ir. João Resende é um dos fundadores e mentores do Movimento da Boa Nova (MOBOM) na Diocese de Caratinga-MG. O MOBOM tem como pilar fundamental de sua atuação a formação de lideranças leigas para o serviço à Igreja e à sociedade. Por meio de cursos e encontros os leigos vão tomando contato com a Palavra de Deus para que eles mesmos possam ser irradiadores dos valores cristãos em suas próprias comunidades.

O estilo lúdico e popular do missionário são marcas fortes para aqueles que o conhecem. Ao longo dos anos esteve presentes em inúmeras paróquias e comunidades de todo o Brasil, coordenando cursos e multiplicando lideranças. Sua pedagogia parte dos eventos do cotidiano e da vida comum para, a partir deles, chegar às lições importantes da Palavra de Deus. Ter a Bíblia nas mãos e na vida é um dos princípios orientadores do MOBOM.

Dom Luciano Mendes de Almeida

Em 2018 completam-se 12 anos da morte de Dom Luciano, quarto arcebispo de Mariana. O jesuíta foi também secretário geral e, posteriormente, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ao longo de sua atuação na Igreja do Brasil, destacou-se pela defesa dos pobres e indicou caminhos para uma Igreja próxima às pessoas e suas necessidades. Deixou grandes marcas na história eclesiástica e civil.

Dom Luciano marcou de tal forma a vida dos que com ele conviveram que, após sua morte, logo espalhou-se sua fama de santidade. A Arquidiocese de Mariana, passado o interstício requerido pelo Direito, solicitou à Sé Apostólica a abertura de um processo para sua beatificação. Aos 27 de agosto de 2014 foi aberto oficialmente o processo. A fase diocesana, com a pesquisa de testemunhos e escritos do Servo de Deus, já foi concluída. Com celebração eucarística em 15 de junho deste ano os autos do processo foram lacrados e enviados para a fase romana.

Comenda Dom Luciano

A Comenda outorgada neste dia 27, aniversário de falecimento de Dom Luciano, é uma homenagem prestada pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana. Os candidatos são selecionados ao longo do ano pelo Conselho Permanente da Comenda.

O objetivo é agraciar e reconhecer as pessoas ou entidades que, por seu trabalho e valores, prestaram um serviço importante à Igreja e à sociedade. É uma forma de reconhecer a contribuição oferecida sobretudo nos campos da educação e da promoção social, tão caros ao trabalho de Dom Luciano Mendes de Almeida.

[Com informações da Arquidiocese de Mariana]

Skin Color
Layout Options
Layout patterns
Boxed layout images
header topbar
header color
header position