Missionários Sacramentinos em retiro espiritual

Equipe de Comunicação SDN

O Recanto Monsenhor Domingos, na Serra da Piedade, patrimônio natural e religioso situado em Caeté-MG, foi o cenário preparado por Deus para o retiro espiritual anual dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora em 2019. Durante cinco dias, de 1 a 5 de julho, os missionários estiveram reunidos num clima de oração e fraternidade, aprofundando-se na oração e mergulhando no mistério de Deus.

A abertura do retiro foi feita pelo Superior Geral, Pe. José Raimundo da Costa, SDN. Acolheu a todos os presentes e deu as notícias daqueles que não puderam vir esse ano. Em seguida, apresentou o orientador espiritual, Pe. Roberto Tiago Mayer, dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada. Nascido nos Estados Unidos, Pe. Beto, como é conhecido, vive e trabalha no Brasil há vários anos. É autor de livros de espiritualidade e reconhecido pregador de retiros.

Já na primeira noite Pe. Beto introduziu o grande rumo orientador do retiro: colocar os pés nos passos de Jesus, para ser íntimo seguidor dele. Iniciou convidando os retirantes a colocarem-se diante da simplicidade da manjedoura, na lógica da kênosis da Encarnação de Jesus. Nesta contemplação, o cristão deve olhar Jesus e deixar-se ser também olhado por ele com misericórdia.

Os demais dias do retiro foram conduzidos no fio espiritual do Evangelho de João: o encontro com a Samaritana (cap. 4), a narrativa do Pão da Vida (cap. 6), o lava-pés (cap. 13), o discurso de despedida (cap. 15 e 17), a cruz (cap. 19) e a ressurreição (cap. 20). A grande intuição foi procurar permanecer no amor de Jesus em todas as circunstâncias da vida e da vocação, mesmo nos momentos de crise ou de dúvida. Pois só podemos amar-comungar Jesus porque fomos primeiro amados-comungados por ele. A iniciativa do amor parte sempre de Deus.

A cada noite houve uma programação especial para aprofundar os temas tratados durante o dia. Na terça-feira foi exibida a cinebiografia de Santa Teresa de Calcutá. A quarta-feira ficou reservada para a celebração da misericórdia de Deus, com a possibilidade das confissões entre os padres. E a noite da quinta-feira, como já é tradição, contou com a adoração eucarística e bênção do Santíssimo Sacramento.\

Na sexta-feira, após a última meditação do Pe. Beto, todos se reuniram para os comunicados oficiais do Superior Geral, que partilhou a programação para 2020 e salientou alguns eventos importantes que deverão acontecer nos próximos meses, como assembleias, ordenações, jubileu de ouro sacerdotal e o II Simpósio Julimariano. Este último momento em comum encerrou-se com a Oração dos 90 anos da Congregação, fazendo memória desse acontecimento festivo que marca 2019. Em tudo esteve presente o espírito missionário herdado de nosso Fundador, Servo de Deus Pe. Júlio Maria De Lombaerde.

Agradecimentos especiais às Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, que acolheram com tanta qualidade e dedicação aos missionários presentes. O Recanto é um lugar de Deus, rumo de muitas peregrinações para visitar os túmulos dos Servos de Deus Ir. Benigna Victima de Jesus e Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro. Agradecimentos também aos irmãos e irmãs das paróquias em que atuam os Missionários Sacramentinos, que durante o tempo do retiro estão em comunhão de orações.

Skin Color
Layout Options
Layout patterns
Boxed layout images
header topbar
header color
header position