Novos Professos Perpétuos para a Congregação

Equipe de Comunicação SDN

No mês de janeiro de 2019 a Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora alegrou-se com a Profissão Religiosa Perpétua de dois de seus membros: Frt. Rafael e Frt. Matheus. Nestes momentos de grande intensidade espiritual para a Congregação, renova-se a força do carisma herdado do Servo de Deus Pe. Júlio Maria na vocação de cada um dos novos religiosos perpétuos.

A Profissão Religiosa Perpétua é celebrada no mínimo três anos após a Primeira Profissão que se faz após o ano do Noviciado (neste caso, ambos os fratres viveram por quatro anos seus votos simples, feitos a 10 de janeiro de 2015). É o momento de confirmar a consagração total a Deus e a incorporação definitiva à Congregação. O rito da Profissão Perpétua, segundo a liturgia da Igreja, é bastante solene e deve ser celebrado com a presença dos confrades, dos familiares e do povo de Deus.

Consta o rito litúrgico de uma chamada do Candidato e o subsequente diálogo entre ele e o Superior Geral, durante o qual é questionado acerca de seus propósitos de consagrar-se definitivamente a Deus na família religiosa dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora. Em seguida canta-se solenemente a Ladainha de Todos os Santos, com invocações apropriadas para o momento. Logo após o frater faz a Profissão da sua consagração, para sempre, por meio dos votos de pobreza, castidade e obediência. Segue-se a Bênção Solene proferida pelo Superior Geral, a assinatura da Fórmula de Votos sobre o altar, a recepção da Cruz de Profissão e a saudação de todos os demais professos perpétuos presentes.

Frt. Rafael Henrique de Almeida, SDN

A Celebração Eucarística na qual o Frt. Rafael fez sua Profissão Perpétua foi celebrada no dia 06 de janeiro, às 8h, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Capim Branco-MG – sua cidade natal. Toda a Paróquia preparou-se intensamente para este momento, fazendo uma bela acolhida para todos os visitantes. O pároco local, Pe. Jésus Waner Lopes (Diocese de Sete Lagoas), foi muito solícito em fazer todos se sentirem em casa.

Presidiu a celebração o Pe. José Raimundo da Costa, SDN, e foram os concelebrantes principais e testemunhas dos Votos Perpétuos o Pe. Aureliano de Moura Lima, SDN, e o Pe. José de Oliveira Miguel, SDN. Fizeram-se presentes outros presbíteros, os formandos sacramentinos e grande parcela do povo de Deus – tanto da paróquia de Capim Branco quanto de Matozinhos e Belo Horizonte, por onde morou e trabalhou Frt. Rafael. Sua mãe, seus irmãos e demais familiares acompanharam com emoção toda a cerimônia, auxiliando inclusive com as leituras da Liturgia da Palavra.

Em seu agradecimento final, com breves palavras, Frt. Rafael agradeceu a Deus, e também a todos pela presença – reconhecendo o especial apreço de sua família e da Paróquia Nossa Senhora da Conceição que, ao longo dos últimos nove anos, acompanhou-o com a amizade e as orações. Ao final da celebração foi oferecido um delicioso almoço para todos os que estavam presentes.

 

Frt. Matheus Roberto Garbazza Andrade, SDN

Já a Profissão Perpétua do Frt. Matheus foi celebrada às 19h30 do dia 10 de janeiro no Santuário do Bom Jesus de Manhumirim-MG – onde residiu por alguns anos e desempenha serviços pastorais. O Superior Geral, Pe. José Raimundo da Costa, SDN, presidiu a celebração coadjuvado pelo Pe. Marcos Antônio Alencar Duarte, SDN, e pelo Pe. Márcio Antônio Pacheco, SDN, que serviram de testemunhas dos Votos Perpétuos. Antes da celebração foi feita a entronização do quadro do Servo de Deus Pe. Júlio Maria De Lombaerde, cujo túmulo encontra-se dentro daquele Santuário.

Fizeram-se presentes fiéis de Manhumirim e das Paróquias vizinhas: Martins Soares, Durandé, Manhuaçu e Alto Jequitibá. Os pais, irmão, alguns outros familiares e amigos do frater também estiveram presentes, vindos de Bom Despacho-MG, sua cidade natal. Marque-se a presença dos demais presbíteros concelebrantes, das irmãs sacramentinas de Nossa Senhora residentes em Manhumirim, das irmãs beneditinas e dos religiosos carmelitas.

Nas palavras finais, Frt. Matheus agradeceu aos presentes e a todos aqueles com os quais trabalhou na região ao longo dos últimos anos. Relembrou palavras do Servo de Deus Pe. Júlio Maria sobre a vida sacramentina e a consequente missão assumida pelos Votos Perpétuos. Convidou então toda a assembleia a cantar o Hino a Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento. Após o encerramento da celebração foi oferecido um farto jantar a todos os participantes.

 

Palavras do Servo de Deus Pe. Júlio Maria

Desejando aos novos Professos Perpétuos da Congregação as mais abundantes bênçãos de Deus e a intercessão da Virgem da Eucaristia, relembramos algumas palavras do Pe. Júlio Maria sobre os Votos Religiosos:

“Estar ligado com cordas, consentir em parecê-lo, alienar o que temos de mais caro, a nossa liberdade, eis a própria essência dos votos religiosos, que vós pronunciastes, alma religiosa, um dia, junto ao altar, apertando de encontro ao peito a imagem sangrenta daquele que será de agora em diante o vosso único amor, a vossa única riqueza, o vosso único querer!”

Servo de Deus Pe. Júlio Maria (A Subida do Calvário, p. 253-255)

Skin Color
Layout Options
Layout patterns
Boxed layout images
header topbar
header color
header position