Ordenação Sacerdotal do Pe. Rafael Henrique, SDN

Equipe de Comunicação SDN

A ordenação de um novo padre é sempre motivo de alegria para a Igreja inteira, pois a admirável realidade da comunhão dos santos transborda os limites espaciais e faz com que as bênçãos de Deus fortaleçam todos aqueles que desejam seguir a Nosso Senhor Jesus Cristo. De modo especial a Congregação dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento exulta de alegria no Senhor, neste ano jubilar dos 90 anos de fundação, pela ordenação presbiteral do Diác. Frt. Rafael Henrique de Almeida, SDN.

Os sagrados ritos aconteceram no sábado, dia 06 de julho, às 18h, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Capim Branco-MG, terra natal do ordinando. Estiveram presentes amigos e paroquianos de Capim Branco, Belo Horizonte, Matozinhos e Manhuaçu, onde o Diácono Rafael esteve trabalhando desde o início de 2019. Vários sacerdotes sacramentinos estiveram presentes, vindos do retiro espiritual terminado no dia anterior. Na procissão de entrada o Diác. Rafael foi acompanhado de seus familiares, entre eles sua mãe, Sra. Neuci Rufino.

O Ordenante foi Dom Aloísio Jorge Pena Vitral, Bispo Diocesano de Sete Lagoas-MG, à qual pertence a Paróquia de Capim Branco. Conhecido por seu espírito místico, Dom Aloísio brindou os presentes com uma bela homilia, rica em espiritualidade e marcante sobretudo para o ordinando. Destacou a densidade do momento, que pede uma profunda entrega daquele que será consagrado pela Igreja. Suscitou o futuro padre a não abandonar a vida de oração e saber sentir bem as alegrias e as dores de seu povo – sobretudo dos mais pobres. Convidou-o também a não descuidar da devoção mariana, que é alimento e sustento para a missão dos ministros da Igreja.

Tendo feito as promessas sacerdotais diante do Bispo, o ordinando prostrou-se ao chão enquanto todos entoaram a ladainha de todos os santos, intercedendo pelo futuro padre. Em seguida, o Bispo e todos os presbíteros presentes impuseram as mãos sobre a cabeça do Diác. Rafael, gesto simples e significativo acompanhado com silêncio e atenção por todo o povo. Seguiu-se a solene Prece de Ordenação. Terminada a Prece, levantava-se o mais novo padre da Santa Igreja: Pe. Rafael Henrique de Almeida, SDN.

Os ritos complementares, também de grande significação, chamaram a atenção de todos: a unção das mãos, a primeira bênção dada à sua mãe, a entrega do pão e do vinho para a celebração da missa e o abraço da paz do Bispo e de todos os padres.

Na sequência, Pe. Rafael concelebrou pela primeira vez a Eucaristia, ao lado de Dom Aloísio. Distribuiu a Sagrada Comunhão por ele consagrada – sobretudo aos seus familiares.

Ao fim da celebração o Superior Geral dos Missionários Sacramentinos, Pe. José Raimundo da Costa, SDN, dirigiu algumas palavras de agradecimento ao Bispo, aos que acompanharam o Pe. Rafael durante sua formação e ao Pe. Jésus – pároco de Capim Branco – pela generosidade na acolhida e delicadeza na preparação esmerada da festa realizada naquele dia. Também Pe. Jésus expressou sua gratidão a todos os paroquianos que não mediram esforços para que tudo acontecesse da melhor forma possível.

Enfim, tomou a palavra o neo-sacerdote e fez seu agradecimento, lembrando de todos aqueles que foram essenciais em sua caminhada. Sobretudo fez memória de seu avô materno, falecido em 2013. Mencionou os lugares por onde passou e expressou seu desejo de corresponder ao dom recebido de Deus na Sagrada Ordenação. Ao final da missa todos puderam participar de um delicioso jantar servido no salão paroquial.

Já do domingo, dia 07 de julho, Pe. Rafael presidiu pela primeira vez a Santa Missa, também na Igreja Matriz. Com muita emoção, subiu ao altar de Deus para consagrar o pão e o vinho no Corpo e Sangue de Jesus Cristo, doado pela vida do mundo. Que o novo presbítero sacramentino, à exemplo do Servo de Deus Pe. Júlio Maria De Lombaerde, possa também dar as coisas santas aos santos, sendo sempre um padre santo e zeloso em seu ministério.

Pe. Rafael iniciará seu ministério sacerdotal na Paróquia São Lourenço, em Manhuaçu-MG, na qual já atuava como Diácono.

Skin Color
Layout Options
Layout patterns
Boxed layout images
header topbar
header color
header position