PARÓQUIAS CELEBRAM JUBILEU DO BOM JESUS

Equipe de Comunicação SDN

A devoção ao Bom Jesus é uma herança que os católicos do Brasil herdaram dos colonizadores portugueses. Nas terras de além-mar as cenas da Paixão de Nosso Senhor foram retratadas com arte e esmero em belas imagens ao redor das quais logo surgiram relatos de milagres e graças alcançadas. Do lado de cá, sobretudo em Minas Gerais, encontramos inúmeros templos, das pequenas capelas aos grandes santuários, dedicadas a Jesus Cristo em algum momento de sua Paixão.

Nestas igrejas, é tradicional a realização da grande festa do “Jubileu do Senhor Bom Jesus”, cuja data pode variar de lugar para lugar, e que reúne romeiros e devotos de várias partes. É famosa, por exemplo, a celebração no Santuário do Senhor Bom Jesus em Congonhas-MG.

Aos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora estão confiados dois santuários cujo orago é o Bom Jesus: em Manhumirim-MG e em Matozinhos-MG. Ambos celebram sua grande festa nas proximidades da Exaltação da Santa Cruz, 14 de setembro.

Manhumirim-MG

O Jubileu do Bom Jesus de Manhumirim deste ano de 2018 trouxe consigo a celebração dos 90 anos da Paróquia do Bom Jesus, criada em 1928 após a chegada do Servo de Deus Pe. Júlio Maria àquelas paragens. Precedida por um tríduo preparatório em todas as 33 comunidades que compõem a Paróquia, o Jubileu foi realizado de 7 a 14 de setembro.

A programação do dia 7 contou com celebrações eucarísticas, passeio ciclístico e motociata. Uma procissão concentrando representantes de todas as comunidades marcou o início da noite, e logo após houve a celebração eucarística. Para encerrar, grande show com o Pe. Júnior Periquito.

Ao longo dos dias seguintes, o Santuário ficou lotado de romeiros nas 7 missas diárias e o atendimento contínuo de confissões. Ao final de cada dia uma paróquia da Forania de Manhuaçu se fez presente para animar a liturgia da missa solene das 19h30, após a qual sempre havia uma apresentação artística para fortalecer os laços fraternos entre os romeiros.

O último dia, 14, foi marcado por uma frequência ainda maior de romeiros, que deram vida à praça do Santuário. As visitas guiadas ao Seminário Apostólico de Manhumirim, construído pelo Pe. Júlio Maria, foram ponto de destaque para os que vinham em romaria. A missa de encerramento do Jubileu foi presidida pelo Bispo Diocesano de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira, e concelebrada por outros presbíteros. Ao final houve a solene procissão pelas ruas da cidade, e por fim um show de evangelização com a dupla Álvaro e Daniel.

Na Paróquia de Manhumirim trabalham os missionários sacramentinos Pe. Marcos Antônio, SDN (Pároco e Reitor), Pe. Edilson da Silva, SDN e Pe. José de Paula, SDN.

Matozinhos-MG

Já na Paróquia do Senhor Bom Jesus em Matozinhos-MG a novidade ficou por conta do “pré-Jubileu”, que aconteceu de 2 a 9 de setembro e seguiu a lógica “do Santuário para as comunidades”, animando os diversos setores da paróquia com celebrações e procissões.

O grande Jubileu, “das comunidades para o Santuário”, foi celebrado de 7 a 16 de setembro e contou com a participação de padres e romeiros da Diocese de Sete Lagoas e outras partes do país. O Ano da Laicato vivido pela Igreja no Brasil e a temática do mês da Bíblia (o livro da Sabedoria) foram luzes para o tema do Jubileu: “Bom Jesus, mestre da Sabedoria, despertai-nos para o discipulado”.

O atendimento de confissões, que é uma grande tônica destes festejos, reuniu inúmeros penitentes ao redor do encontro com Cristo Misericordioso. Para as missas, a cada celebração, uma das comunidades da Paróquia ficava responsável por preparar a liturgia no Santuário.

Encerrando a festa, no dia 16, houve uma solene missa campal presidida pelo Bispo Diocesano de Sete Lagoas, Dom Aloísio Jorge Pena Vitral, e concelebrada por outros presbíteros. Foi grande a presença dos romeiros, que participaram ativamente dos ritos sagrados. Encerrada a celebração, o grande momento esperado com ansiedade todos os anos: a “procissão motorizada”, com caminhões ornamentados representando as várias cenas da vida de Nosso Senhor – uma tradição do Jubileu em Matozinhos. O último carro traz consigo a venerável imagem do Bom Jesus, após o qual os romeiros seguem em procissão até regressar ao Santuário, onde houve a bênção de objetos de devoção.

Na Paróquia de Matozinhos trabalham os missionários sacramentinos Pe. Izaías Andrade, SDN (Pároco e Reitor), Pe. José Estevam, SDN, Pe. André Queiróz, SDN e Pe. Francisco das Chagas, SDN.

MANHUMIRIM

MATOZINHOS

Skin Color
Layout Options
Layout patterns
Boxed layout images
header topbar
header color
header position