Posse do novo Governo Geral

No dia 11 de janeiro de 2018 o Santuário do Bom Jesus de Manhumirim acolheu missionários sacramentinos e paroquianos de diversas cidades para a Santa Missa durante a qual o Pe. José Raimundo da Costa, SDN [Pe. Mundinho] foi empossado como Superior Geral, sendo o 12º sucessor do Servo de Deus Pe. Júlio Maria De Lombaerde. Conjuntamente assumiram como Conselheiros Gerais: Pe. Marcos Antônio, Pe. Izaías Júnior, Pe. Luís Carlos e Pe. Carlos Altoé.

A celebração iniciou-se com a entrada do eleito, ladeado pelo então Superior, Pe. Aureliano, e do reitor do Santuário, Pe. Marcos. Juntos se dirigiram ao túmulo do Servo de Deus Pe. Júlio Maria, diante do qual rezaram a Oração pela sua beatificação. Em seguida colocaram-se diante do Santíssimo Sacramento para uma breve oração silenciosa.

Terminadas estas orações preliminares teve lugar a procissão de entrada, com a solene Marcha da Igreja. Os ritos inicias foram presididos pelo Pe. Aureliano, ainda na qualidade de Superior Geral.

Em seguida teve lugar o rito de posse, constituído pela Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade, conforme determina o Direito Canônico. Tendo cumprido todo o protocolo litúrgico, Pe. Mundinho recebeu a casula transmitida pelo Pe. Aureliano, em sinal do ministério de coordenar a Congregação que é passado a cada Superior desde o Pe. Júlio Maria. Tendo sido empossado, Pe. Mundinho passou a presidir a Eucaristia. Todos cantaram solenemente o Glória, louvando a Deus pelo novo Governo Geral.

Pe. Marcos Antônio, Reitor do Santuário, destacou em sua homilia o caráter eminentemente eclesial do ministério do Superior Geral, baseado nas leituras propostas para a ocasião (retiradas da Missa pela Igreja). Com a cena do lava-pés, presente no Evangelho, lembrou que o poder vindo de Jesus é sobretudo o poder de servir e dar a vida pela salvação de todos. O mesmo deve ser feito por todo ministro da Igreja que assume o poder de governar.

Já nos ritos finais o novo Governo Geral colocou-se diante da imagem de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, para um ato de veneração composto pela Consagração a Nossa Senhora composto pelo Pe. Júlio Maria e pelo canto da Salve Rainha. Em seguida foram feitas as homenagens e o novo Superior Geral dirigiu algumas palavras de agradecimento e programáticas para os próximos quatro anos.

Terminada a celebração foi oferecido um jantar para os visitantes, organizado pelos missionários residentes na Casa Mãe – o Seminário Apostólico de Manhumirim. O jantar foi abrilhantado pela apresentação da cantora Erika Otoni, de Manhuaçu.

Peçamos à Virgem Maria que interceda continuamente pelo novo Governo Geral, para que faça florescer cada vez mais o carisma dado pelo Espírito Santo à Congregação através de seu Fundador.

[Créditos nas fotos]

Skin Color
Layout Options
Layout patterns
Boxed layout images
header topbar
header color
header position