Primeira Congregação Masculina do Brasil Completa 90 Anos de Fundação em 2019

Por Ir. Núbia Maria da Silva (IMC)
Missionária/Capuchinha

Padre Heleno Raimundo da Silva é Missionário Sacramentino de Nossa Senhora e Secretário Geral da primeira congregação masculina do Brasil e está participando da 41ª Assembleia Nacional da União das Superioras e Superiores Gerais de Congregações Brasileiras (USGCB), com o tema “Cultivar a Mística do Cuidado da Casa Comum, Comprometida com a Vida Religiosa em Saída” que acontece em Fortaleza-CE.

Em março de 2019, a congregação de origem mineira estará completando 90 anos de fundação. O fundador, Servo de Deus Pe. Júlio Maria Lombaerde, já está em processo de beatificação, também como Fundador das Irmãs Cordimarianas e das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora.

Padre Heleno Raimundo da Silva, que está na Assembleia da USGCB como delegado da congregação, diz que é importante perceber a vivacidade da Vida Religiosa Consagrada (VRC) brasileira nas diversidades dos carismas. “A missão bonita das congregações impressionam, sobretudo além-fronteira, pois hoje as congregações brasileiras já têm casas e comunidades brasileiras em Angola, Moçambique e na Europa.

Para o consagrado Heleno Raimundo a riqueza cultural da sua congregação é uma possibilidade de partilhar a missão como ideal primeiro do fundador, haja vista que o cerne da espiritualidade faz parte da trilogia: Eucaristia, Maria e a Missão, que dá força para ser uma presença Eucarística e Mariana na missão.

Curioso para as congregações que participaram da assembleia da USGCB é compreender o trabalho da autobiografia ecológica. Isso foi sinal de riqueza no grupo que partilhou a relação que tem vida pessoal com a natureza. “Nas partilhas vinham lembranças da infância. Isso é interessante, pois meu despertar vocacional nasce com essa relação com a natureza, com a água”, declara o padre Heleno da Silva ao descrever sua história de raízes nordestinas.

Pernambucano, o 16⁰ entre 27 irmãos, nascido de uma família pobre, mas praticante da partilha d’água para com os moradores da parte de baixo da cidade, a 5 Km de Recife, que não tinham acesso a água. “Ali estava, quando criança, enchendo com mangueira lata por lata, balde por balde dos moradores que formavam fila na porta da nossa casa em busca do bem precioso: a água”, relata informando, ainda hoje, sua sensibilidade para os projetos sociais que nasceu desse contato com a água e a vizinhança.

Essa é a tela desenhada pelo padre Heleno Silva com o pincel da vida e da vocação inscrita na moldura da assembleia da USGCB, espaço de comunicação, de reflexão no ambiente de natureza da Porciúncula, sede geral da congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas que sediou o evento.

Skin Color
Layout Options
Layout patterns
Boxed layout images
header topbar
header color
header position