Retiro Espiritual 2018

Equipe de Comunicação SDN

“Avançar para a outra margem” (cf. Mc 4,35) foi o tema que iluminou o retiro espiritual anual dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora neste ano de 2018. Os sacramentinos estiveram reunidos em Santa Luzia-MG, na casa de retiros Recanto Coqueiro d’Água, entre os dias 9 e 13 de julho. O retiro anual está previsto nas Constituições e é um fator de renovação das forças físicas e espirituais na busca de reforçar a consagração religiosa e favorecer a atuação missionária de cada religioso em seu apostolado próprio.

A acolhida foi feita pelo Superior Geral, Pe. José Raimundo da Costa, SDN, com a memória dos que não puderam se fazer presentes (de modo especial os missionários enfermos e idosos). Em seguida apresentou o orientador do retiro: Frei Evaldo Xavier, OCarm., provincial da Província Santo Elias da Ordem do Carmo. Mineiro de Belo Horizonte, Fr. Evaldo doutorou-se em Direito Canônico em Roma e encontra tempo, em meio aos muitos afazeres, para a docência do Direito em vários institutos no Brasil.

A intuição inicial das meditações de Fr. Evaldo foi justamente fazer com que cada um aproveitasse o tempo de retiro para um verdadeiro desligamento das obrigações exteriores, a fim de encontrar-se mais de perto com o Senhor e desenvolver com ele uma revisão da vida e da missão. Insistiu bastante na prática da oração mental, pela qual a alma eleva-se livremente a Deus num colóquio cheio de liberdade e amor. Pouco a pouco as passagens da Sagrada Escritura foram iluminando este percurso. Também a vida de nosso Fundador mostra um constante mudar de margem para assumir, onde quer que Deus o colocasse, uma nova missão.

A importância da vida de oração pessoal que fecunde e qualifique a oração comunitária foi um ponto importante das meditações. Neste sentido, afirmou o orientador que os missionários sacramentinos são e devem ser mais ainda uma comunidade de orantes. Não basta que a comunidade faça suas orações em comum, é preciso que cada religioso tenha grande apreço por sua vida de intimidade e proximidade com o Senhor. Alguns mestres espirituais foram citados neste percurso: São João da Cruz, Santa Teresa de Ávila, Cardeal Carlo Martini, entre outros.

Fonte importante para as meditações foram também as Constituições da Congregação. Fr. Evaldo valeu-se tanto das atuais, datadas de 1990, quanto das primeiras, escritas pelo Servo de Deus Pe. Júlio Maria em 1928. A partir destes textos fundamentais ficam manifestos o carisma e a espiritualidade congregacionais, que devem ser assumidos e vividos por cada missionário sacramentino.

As três noites centrais do retiro foram momentos fortes de oração comunitária. Na terça-feira, dia 10, todos se reuniram no andar superior da casa para a oração do Terço. A temática vocacional perpassou toda a oração, com textos que ajudassem a rezar a própria vocação, pedindo também a Deus que possa enviar ainda mais operários para a missão. No dia seguinte, foi feita a celebração penitencial, com cânticos, leituras e orações que favoreceram o exame de consciência. Na ocasião, todos tiveram a oportunidade de fazer a confissão individual. Por fim, no dia 12, quinta-feira, houve a adoração eucarística – um momento forte da espiritualidade sacramentina. As palavras do Fundador foram motivadoras: “Receber Jesus Cristo, presente na Eucaristia, é nosso dever, é nossa consolação, é nossa força. Mas lembremo-nos que vivemos em sociedade, e que em redor de nós há milhares e milhares que vivem longe do Tabernáculo. Façamo-nos apóstolos eucarísticos!”

Algumas homenagens foram feitas durante o retiro aos padres jubilandos e aniversariantes. Destaca-se o jubileu de ouro sacerdotal do Pe. Sebastião Sant’Ana, que celebrará seus 50 anos de ordenação em dezembro. Ao Pe. Sant’Ana coube a presidência da Eucaristia de quinta-feira.

Na sexta-feira, 13, o Superior Geral fez as comunicações de datas e acontecimentos para os próximos meses, já marcando também a data para o retiro do próximo ano. Que todos os missionários sacramentinos possam ter retornado às suas casas com novo vigor espiritual, para que o serviço do Reino de Deus possa ser sempre mais fecundo no meio do povo!

Skin Color
Layout Options
Layout patterns
Boxed layout images
header topbar
header color
header position