Segundo o Pe. Argemiro P. Ferraciolli, “existem muitos santos e santas junto de Deus, mas que não foram e não serão nunca canonizados. Deus quer mostrar alguns santos como modelo e exemplo, com sua mensagem e como instrumentos especiais pela sua intercessão”. No entanto, “os canonizados servem de incentivo e estímulo aos fiéis. Ainda mais, contribuem para fortalecer e aumentar a união existente entre a Igreja Triunfante e a Igreja Peregrina”. (R. Rodrigues, 15.)
Deus quer mostrar alguns santos como modelo e exemplo, com sua mensagem e como instrumentos especiais pela sua intercessão.
A Igreja tem reconhecido muitos santos, personalidades de épocas distantes e recentes. Há o desejo de que as virtudes de Pe. Júlio Maria De Lombaerde, missionário belga naturalizado brasileiro, sejam reconhecidas não somente por parte dos filhos e filhas espirituais do Servo de Deus, mas por grande número de fiéis. Ele foi um homem visceralmente marcado de amor à Eucaristia e a Maria, notoriamente revelado em seu agir missionário. Crianças, jovens, adultos e idosos, a todos olhou na compaixão-misericórdia, pois seu lema de vida era Amor-Sacrifício. A nós cabe verificar com os nossos meios humanos se uma pessoa vive heroicamente as virtudes teologais e humanas; e à Igreja, no caso dos candidatos à santidade, cabe dizer se, durante a vida, viveram de verdade e heroicamente as virtudes.
Podemos dizer que o início se deu em 1978, por ocasião do centenário de nascimento do Pe. Júlio Maria De Lombaerde. Naquela circunstância, em Manhumirim, MG, um significativo número de Religiosos e Religiosas das congregações fundadas pelo Pe. Júlio Maria, que participava das festividades alusivas ao seu centenário, assinou uma carta-pedido, enviada ao bispo diocesano, naquela época, Dom Hélio Gonçalves Heleno, solicitando que encaminhasse à Congregação para a Causa dos Santos o pedido de permissão para que se desenvolvessem as oportunas pesquisas nos Dicastérios Romanos de competência e, diante do nihil obstat[1], a autorização para a introdução da Causa de beatificação e canonização do nosso Fundador. Não houve retorno do antístite à solicitação.
Com a chegada do novo Bispo diocesano de Caratinga, MG, Dom Emanuel Messias de Oliveira, em 2012, uma equipe constituída por membros das três congregações fundadas pelo Pe. Júlio Maria – Filhas do Coração Imaculado de Maria (Irmãs Cordimarianas), Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento (Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora) e as Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora) -, que constituem a Família Julimariana, reuniu-se com o Bispo e apresentou-lhe a petição, que foi acolhida por ele. Dom Emanuel encaminhou a Roma, no dia 8 de março de 2013, o pedido para a introdução da Causa.
Dom Emanuel Messias nomeou o Dr. Paolo Vilotta como Postulador da Causa de Pe. Júlio Maria De Lombaerde. Por sua vez, precisando de alguém que acompanhe o processo no Brasil, o Postulador nomeou, no dia 22 de março de 2013, por indicação dos Superiores Gerais da Família Julimariana, o Pe. Heleno Raimundo da Silva, SDN, para o ofício de Vice-Postulador.
No dia 3 de janeiro de 2014, o Vaticano emitiu o “nihil obstat” (nada obsta) em relação à Causa de Beatificação e Canonização do Padre Júlio Maria De Lombaerde, MSF, notícia recebida com alegria pela Família Julimariana. Desde então, temo-nos mobilizado na organização de documentos, escritos e testemunhos de pessoas que conviveram e/ou conheceram o Servo de Deus Pe. Júlio Maria.
Com a emissão desse documento, a Diocese de Caratinga pode dar prosseguimento aos trabalhos, com a instalação do Tribunal Eclesiástico que vai colher os depoimentos das testemunhas que conheceram pessoalmente Pe. Júlio Maria e dos que afirmam terem alcançado, por sua intercessão, bênçãos, graças e curas.
A instalação desse Tribunal, bem como da Comissão Histórica, aconteceu no dia 24 de janeiro de 2015 e contou com a presença do Postulador da Causa, Dr. Paolo Vilotta, e do Padre Paolo Lombardo, assim como de Dom Emanuel Messias de Oliveira, Bispo diocesano de Caratinga, dos Superiores Gerais da Família Julimariana – Ir. Margarida Maria Matos Mesquita, FCIM, Pe. Aureliano de Moura Lima, SDN, e Ir. Cacilda Mendes Peixoto, SDN, diversos religiosos e religiosas, bem como significativo número de fiéis.
Aqui você vai encontrar uma série de perguntas e respostas mais
frequentes sobre o processo de beatificação.
“Servo de Deus Pe. Júlio Maria de Lombaerde”. Deus quer mostrar alguns santos como modelo e exemplo, com sua mensagem e como instrumentos especiais pela sua intercessão.
Leia Mais“Ser humilde é antes de tudo ter bom senso e ver as coisas como são na realidade.” “A humildade é o pedestal da santidade, a base sólida e necessária de toda virtude.” “Conhecer-se é a base da humildade, como ignorar-se é a base do orgulho.”
Leia MaisSua colaboração ajudará no processo de beatificação do Pe. Júlio Maria de Lombaerde. Além disso, contribuirá para a formação de futuros missionários, apoiará aqueles que já estão em missão e o tornará participante da caridade missionária.
Abra o aplicativo do seu banco e escolha a opção "PIX".
Escaneie o QR Code abaixo, ou se preferir, insira a chave da organização.
Use o formulário abaixo para escrever seu relato de graça alcancada.