Processo Formativo

“A formação envolve todos os aspectos da vida. Visando ao desenvolvimento harmônico e integral de sua pessoa, o Missionário Sacramentino deve adquirir, por meio de uma formação progressiva, equilíbrio emocional e maturidade afetiva, responsabilidade, sociabilidade, consciência reta e convicções profundas, amor ao estudo e ao trabalho, capacidade de trabalhar em equipe e viver em comunidade” (Constituições, n. 87).

Nesse processo de formar-se, o Missionário Sacramentino deverá cuidar sempre de sua vida de fé, que se manifesta “na vida de oração, no contato permanente com a Palavra de Deus, no amor à Liturgia e à vida sacramental, no estudo da doutrina cristã e da doutrina social da Igreja, no comprometimento pastoral com o povo, especialmente com os pobres” (Constituições, n. 89).

Formar-se para a consagração a Deus e para o ministério ordenado é um caminho que não tem fim. Durante toda a sua vida o missionário sacramentino está sempre em formação. Tal caminho se divide entretanto, em dois momentos: a formação inicial e a formação permanente.

A formação inicial se divide em etapas sucessivas e complementares, que vão solidificando convicções profundas na vida dos candidatos. Essas etapas são:

ASPIRANTADO

O Aspirantado é tempo de amadurecimento pessoal, da capacidade de escolher livremente como cristão a vida consagrada como ideal. Tempo de aprofundar e cuidar da aspiração. É o período propício para favorecer a adaptação do candidato à vida na casa de formação. Aos poucos irá refletindo sobre a autenticidade do seu chamado e fortificar sua nova condição de vida na dinâmica do seguimento de Cristo. Tem a duração de um ou dois anos.

POSTULADO

É a etapa inicial da formação que visa a dar continuidade ao processo formativo de integração total iniciado no Aspirantado, para tornar as motivações do candidato mais claras em vista do Noviciado. É tempo de valorização da vida comunitária e do conhecimento mais intenso da vida sacramentina. O Postulado se faz numa casa de formação que propicie ao candidato o acesso ao curso de Filosofia, conforme as orientações da Santa Sé para os candidatos ao ministério ordenado. Ao final do postulado, geralmente de três anos, o candidato envia ao Governo da Congregação o pedido de admissão para o Noviciado.

NOVICIADO

Com o Noviciado se inicia uma nova etapa, decisiva, na vida do formando, marcada por uma forte experiência de Deus, uma intensa vida comunitária e um seguimento radical a Jesus em vista da consagração religiosa. É tempo de desenvolver ainda mais o sentimento de identificação e de pertença à Congregação. Estuda-se a história da Congregação e da Vida Consagrada, os aspectos teológicos da consagração religiosa, o carisma e a espiritualidade da Congregação, além de outros elementos teológicos. O Noviciado tem a duração de um ano completo, e ao final – se aprovado pelo Governo Geral – o noviço faz sua consagração a Deus, que se expressa pelos votos de pobreza, castidade e obediência. Feita a Profissão Religiosa, o neoprofesso poderá ser enviado para um período de missão (tirocínio) em uma das áreas de missão da Congregação. A duração do tirocínio é geralmente de um ano.

JUNIORATO

É a última etapa da formação permanente inicial em que o jovem consagrado se lança inteiramente na vida da Congregação, confirmando e aprofundando o seu carisma pessoal dentro do projeto congregacional. É o tempo dos estudos de Teologia, em vistas da preparação para o Ministério Ordenado. A característica primordial desta etapa é levar o juniorista a uma vivência madura e estável de sua consagração. Durante o Juniorato se recebem os ministérios de Leitor e de Acólito, encaminha-se o pedido para a Profissão Perpétua e para as Sagradas Ordens do Diaconato e de Presbiterado.

Conheça o Acompanhamento Vocacional

Skin Color
Layout Options
Layout patterns
Boxed layout images
header topbar
header color
header position