Desde o início de sua missão no Brasil, o Servo de Deus Pe. Júlio Maria procurou contribuir para transformar a realidade na qual se encontrava. Inspirava-se, para isso, na figura do Cristo Bom Pastor que vê a multidão e sente pena dela, pois está desamparada (Mt 9,36). Assim, em Macapá, trabalhou como agente de saúde, professor e maestro. Chegando a Minas Gerais, continuou sua obra de fazer o bem com várias fundações de auxílio aos doentes, aos pobres e aos mais necessitados.
Hoje, o Instituto dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora – IMSNS desenvolve ações da política de Assistência Social, na perspectiva da Proteção Social Básica, além de ações de Assessoramento e Defesa e Garantia de Direitos, nos municípios de Belo Horizonte (MG), Manhumirim (MG), Matozinhos (MG) e Maracanaú (CE). Todas estas ações são inscritas nos Conselhos de Assistência Social e da Criança e do Adolescente das referidas cidades.
O objetivo dos projetos sociais é garantir e defender direitos dos que precisam, para redução das desigualdades sociais, através do fortalecimento de vínculos, formação para a cidadania e construção de políticas públicas. Por isso, desenvolve serviços, programas e projetos para enfrentamento e superação da pobreza.