Projetos Sociais

Desde o início de sua missão no Brasil, o Servo de Deus Pe. Júlio Maria procurou contribuir para transformar a realidade na qual se encontrava. Inspirava-se, para isso, na figura do Cristo Bom Pastor que vê a multidão e sente pena dela, pois está desamparada (Mt 9,36). Assim, em Macapá, trabalhou como agente de saúde, professor e maestro. Chegando a Minas Gerais, continuou sua obra de fazer o bem com várias fundações de auxílio aos doentes, aos pobres e aos mais necessitados.

Inspirando-se no seu Fundador, os Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora desenvolvem ações de desenvolvimento social, atualizando o mandato novo do amor conforme as necessidades da cultura e das estruturas atuais.

Temos como objetivo “promover como exigência evangélica a caridade social a fim de atingir os excluídos, desenvolvendo, através de programas e serviços, ações concretas capazes de recuperar a dignidade e qualidade de vida das pessoas mais pobres e necessitadas” (Plano Geral Congregacional, p. 51).

Confira, a seguir, os projetos sociais dirigidos pelo Instituto dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora.

Patronato Santa Maria

O Patronato Santa Maria é a última obra social fundada pelo Pe. Júlio Maria. Localizado em Manhumirim-MG, oferece formação e proteção integral a crianças e adolescentes de 06 a 13 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social, em nível preventivo e de promoção social com ênfase na convivência familiar e comunitária. Além do atendimento às crianças em turno alternado com o escolar, a equipe desenvolve visitas às famílias e ações de integração com a comunidade, como missas, bazares, palestras e comemorações.

Centro Sacramentino de Formação

Este projeto é realizado de forma gratuita e privilegia a formação integral de adolescentes, jovens e adultos para o mercado de trabalho, preparando-os para serem pessoas conhecedores de seus direitos e deveres. São oferecidas oportunidades de desenvolvimento de habilidades de comunicação, relacionais e técnicas, propiciando, portanto, maiores possibilidades de sucesso profissional e possibilitando sua inclusão social. Realiza-se em Manhumirim e em Belo Horizonte [MG]. A cada ano é montado e divulgado um calendário com os cursos a serem oferecidos, contando com a coordenação de profissionais capacitados na área.

Casa da Arte

Juntamente ao Centro Sacramentino, a Casa da Arte oferece socialização e fortalecimento de vínculos a mulheres através da arte e artesanato, propiciando a reflexão, a sensibilização para as questões humanas, sociais e culturais, valorizando o saber de cada uma. O projeto é coordenado por oficineiras qualificadas na área da arte e do artesanato.

PROVIJE – Projeto Vida Júlio Emílio

Fundado junto à Casa de Formação Pe. Júlio Maria em Maracanaú-CE, o PROVIJE oferece formação socioprofissional, qualificando os atendidos para o mercado de trabalho. É um projeto de grande impacto na população local. Conta com o auxílio de numerosos colaboradores que participam das paróquias vizinhas e levam adiante o projeto juntamente com os missionários sacramentinos. Atende adultos, com cursos profissionalizantes, e crianças, com atividades de fortalecimento de vínculo.

Assessoria Técnica

Oferece Assessoramento para o fortalecimento de instituições, eventos e fóruns utilizando todo aparato institucional da Gráfica e Editora O Lutador, na DOAÇÃO e APOIO de impressão de materiais gráficos relacionados ao desenvolvimento social, distribuição de bolsa de formação para instituições assessoradas, edição da Revista Valor Compartilhado com a proposta de apresentar o sucesso da relação entre sociedade civil organizada, empresas e governo.

Caderno de Cidadania

O Caderno de Cidadania é um periódico que circula juntamente com a Revista O Lutador e chega às casas dos assinantes e às sedes dos institutos parceiros. Contém temáticas ligadas à assistência social e à defesa dos direitos dos cidadãos. A cada edição são divulgadas matérias informativas e também atividades de alguma entidade de assistência social – sobretudo de Belo Horizonte e região.

Páginas Cidadãs

O Páginas Cidadãs é um boletim informativo e formativo destinado ao usuário e entidades de assistência social. Em cada edição divulga informações sobre políticas públicas, garantia de direito, legislação, controle social entre outros temas. Apresenta também entidades que desenvolvem atividades sociais

Fórum Permanente de Entidades – Vertente do Caparaó

O Fórum Permanente de Entidades – Vertente do Caparaó é uma Iniciativa do Instituto dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, com a finalidade de fortalecer, qualificar, contribuir para a troca de experiência e apresentar para a sociedade as diversas ações sociais que são desenvolvidas pelas entidades sem fins lucrativos localizadas nos municípios próximos do Parque Nacional do Caparaó.

Skin Color
Layout Options
Layout patterns
Boxed layout images
header topbar
header color
header position