SACRAMENTINOS: força eucarística no mundo

Por: Frt. Matheus R. Garbazza Andrade, SDN

A Eucaristia é a força propulsora de nossa vocação sacramentina. Assim como Jesus quis permanecer com a sua Igreja até o fim, assim também o missionário sacramentino, homem da Igreja, quer estender a sua doação embalado pelo “amor e sacrifício”. Participamos do mesmo Pão para formarmos um só corpo capaz de espalhar no mundo os interesses eucarísticos: fervor na fé, vida de comunidade, organização do povo, impulso missionário, prática do bem e da justiça.

O amor pela Eucaristia e pelas pessoas é uma marca sacramentina desde os seus inícios. A esse respeito escreveu o Servo de Deus Pe. Júlio Maria: “Este ideal deve realizar-se pela imitação da vida eucarística da Virgem Imaculada: Amor pela Eucaristia e pelas almas; Sacrifício pela prática da virtude, pelo ministério sacerdotal da pregação e da direção das obras religiosas. O seu cunho próprio será uma devoção especial à Sagrada Eucaristia, procurando substituir a Santíssima Virgem junto ao Tabernáculo, para, a seu exemplo, adorar Jesus Sacramentado, amá-lo e apresentá-lo ao mundo, como sendo Ele o centro e o foco de todo amor” [Constituições de 1928].

Nas palavras de nosso Fundador observamos uma figura inspiradora essencial para nossa espiritualidade missionária: Maria Santíssima. Ela é o espelho de quem soube ouvir a Palavra de Deus e colocá-la em prática; de quem foi capaz de permitir que a obra de Deus se fizesse em sua vida; ao mesmo tempo, soube renunciar às glórias e permanecer discreta para que todos pudessem ver claramente o caminho para o seguimento de seu Filho.

Também o missionário sacramentino tem a vocação de diminuir para que a Palavra de Jesus cresça e dê fruto na vida das pessoas. Nossa presença eucarística almeja ser como a de Maria: um eterno “fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). Para isso, é fundamental permanecer na leitura e meditação das Sagradas Escrituras, na prática da oração, na celebração dos sacramentos e na vida comunitária.

Também você, prezado leitor do Semente, que participa conosco em nossas paróquias, comunidades e frentes missionárias, é também convocado a ser no mundo essa força eucarística. Já pensou se todos os cristãos se esforçassem por fazer triunfar na sociedade os valores que aprendemos na celebração eucarística? É como cantamos: “Igualdade, fraternidade, nessa mesa nos ensinais. As lições que melhor educam na Eucaristia é que nos dais”.

Sacramentinos de Nossa Senhora não são apenas os membros oficiais das congregações religiosas fundadas pelo Pe. Júlio Maria. São também todos aqueles que acreditam no ideal da espiritualidade eucarístico-mariana a serviço da missão. Que cultivam o amor pela Igreja como sacramento universal de salvação. Que querem, enfim, reproduzir a vida eucarística de Nossa Senhora, com todas as consequências que apontamos acima.

2017 é Ano Capitular para a Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora. Ano de rever nossa atuação missionária, de fazer o balanço de nossas atividades. De ver o quanto estamos sendo fiéis ao projeto de Deus para nossa família religiosa. Será também um tempo propício para ouvir a voz do Espírito e perceber por onde deveremos caminhar nos próximos anos. Será também eleito o novo Superior Geral que, com seus conselheiros, terá a missão de cultivar e animar nossa vida consagrada sacramentina.

Rezemos juntos! Para que a Graça de Deus não nos falte nessa hora, e que todos nós, sacramentinos, possamos ser pessoas eucarísticas dando testemunho na sociedade!

Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, rogai por nós!

Skin Color
Layout Options
Layout patterns
Boxed layout images
header topbar
header color
header position